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Workshop ensina como aumentar rendimento da advocacia


A Advocacia pela internet é como um endereço novo em cidade desconhecida. Até dominar a lógica e a nova geografia do lugar, perde-se mais tempo para se chegar onde se quer do que para o que se tem a fazer. Depois de se familiarizar, contudo, a vida muda. Quem quer enfrentar e vencer o desafio do uso das novas tecnologias para operar o Direito tem uma oportunidade à vista. Trata-se do workshop A Nova Advocacia!, estruturado para ensinar e treinar os profissionais para explorar toda a eficiência que a rede mundial de computadores e os novos smartphones propiciam ao advogado. A oficina será dia 9 de outubro, em São Paulo, com o apoio da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap) — clique aqui para saber mais.

Os expositores vão privilegiar a aplicação prática de mecanismos, técnicas e ferramentas sobre as análises conceituais. Os conferencistas fornecerão também os melhores atalhos para que o profissional tenha mais tempo para sua atividade-fim — sempre com o objetivo de mostrar que é possível reduzir custos, aumentar a rentabilidade e a qualidade do trabalho.

O evento reunirá especialistas em gerenciamento de escritórios, novas tecnologias, pesquisa e também em divulgação para advogados. O consultor de marketing jurídico Marco Antonio Gonçalves vai explicar o que o advogado pode fazer para deixar de ser uma gota d’água no oceano. “Vamos examinar o ferramental disponível para que o profissional ganhe exposição e torne-se mais visível para o mercado e, em especial, para seus clientes em potencial”, afirma.

Marco Antonio Gonçalves apresentará no seminário uma síntese de estudo feito no Brasil sobre as práticas de marketing que estão sendo adotadas pelos escritórios mais bem sucedidos. Comum nos mercados da Europa e Estados Unidos, o levantamento mostra, pela primeira vez por aqui, como é o relacionamento entre departamentos jurídicos e escritórios. Gonçalves adianta: “Vamos apresentar ações de relacionamento que podem agregar valor e aprofundar o vínculo com os clientes”.

Em mais de dez anos de atuação nos mercados de Advocacia e tecnologia da informação, Gonçalves, que é também professor da UFRJ e FGV, enxerga mudanças importantes no perfil dos escritórios. De locais pequenos e isolados, eles migraram para o mundo virtual e hoje desfrutam de avanços como acesso aos Tribunais Superiores, Federais, Estaduais e do Trabalho; banco de dados online, para acompanhamento de processos jurídicos; comunicação com diferentes esferas do judiciário, noticiário, fóruns de debates e outros.

Dentro da tendência mundial, escritórios tentam apresentar seus serviços ao público com brochuras, folders, boletins, informes e sites de internet, de forma limitada. A qualidade do retorno destes recursos pode ser maior ou menor, dependendo do grau da sua sofisticação tática e estratégica. Gonçalves cita um exemplo prático: “A utilização das keywords (palavras chaves) é de suma importância para aumentar a visibilidade do site de seu escritório e uma das peças fundamentais em uma estratégia de SEO (otimização de buscas) para marketing jurídico. Porém, é preciso posicionar corretamente as expressões para potencializar resultados. Então, onde colocá-las? São questões como essas, que vou abordar e para as quais apontarei soluções aos participantes do evento”.

Sobre o artigo

Veiculada no site:
  • Consultor Jurídico [21/09/2009]

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