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Marketing jurídico tem muito espaço para crescer

Mariana Ghirello


Uma pesquisa da Lexis Nexis Martindale-Hubbell apontou que um terço dos escritórios de advocacia do Brasil e México possui um ou mais profissionais da área de marketing em seus quadros. A análise foi feita em parceira com a Gonçalves e Gonçalves Marketing Jurídico que entrevistou mais de 130 escritórios, sendo 109 brasileiros e 29 mexicanos. Mais de 70% dos escritórios consideram o setor importante para o negócio. Apesar do balanço positivo, a coautora do estudo e especialista em comunicação e marketing para escritórios de advocacia empresarial, Alessandra Machado Gonçalves, afirma que os escritórios ainda estão engatinhando no assunto. "A América latina ainda está distante do ideal se compararmos com Estados Unidos e Europa. Mas o Brasil é o mais avançado no assunto da região", diz.

Publicidade X Marketing

Para Alessandra Gonçalves, a distância entre a América Latina e os países desenvolvidos pode estar principalmente na falta de conhecimento sobre o assunto. "Marketing não é publicidade", ressalta. No Brasil, a OAB é rigorosa e não permite qualquer tipo de publicidade, mas a consultora afirma que o marketing possui outras ferramentas para ajudar os escritórios a alcançar seus objetivos. Elaboração de material informativo, formas de melhorar o network e o cuidado com o cliente são algumas das ações que podem ser desenvolvidas de forma sistematizada.

Resultado mensurável

De acordo com a consultora, escritórios de qualquer porte podem contratar um profissional de marketing. Porém, destaca, o principal problema é a falta de orçamento específico para o setor. "O profissional de marketing ideal deve ser proativo, mas às vezes, enfrenta dificuldades de colocar o plano estratégico em prática por problemas no orçamento. Os sócios vetam os projetos", afirma. "Assim como a administração legal dá retorno financeiro, o marketing também pode ser contabilizado", finaliza.

Sobre o artigo

Veiculada no site:
  • Consultor Jurídico [13/04/2011]

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