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Marketing jurídico é tratado em encontro da advocacia jovem


“Relacionamento é a chave do marketing jurídico”. A afirmação é de Marco Antonio Gonçalves, administrador especializado em gestão e marketing para advogados e escritórios de advocacia, que abordou o tema Marketing Jurídico como Diferencial de Carreira na manhã desta sexta-feira (19), durante o VII Encontro Nacional dos Jovens Advogados e o II Encontro da Advocacia Jovem de Goiás.

Primeiramente, o administrador esclareceu o que é marketing aos participantes do evento. “É a ciência e a arte de conquistar e manter clientes e desenvolver relacionamentos lucrativos com eles”, explicou citando Philip Kotler, autor das mais importantes obras já editadas na área. Em seguida, acrescentou que enquanto o marketing tradicional é orientado a marcas, o jurídico é dirigido a pessoas. “O advogado é a principal ferramenta de marketing de um escritório e ao utilizar esse recurso o profissional agrega valor à sua carreira e ao escritório em que trabalha”, afirmou.

Nesse sentido, Marco Antonio alertou que para se fazer marketing jurídico é essencial ter conhecimentos gerais e especializados em Direito e fora do Direito, escrever muito bem e de forma clara, falar bem em público, relacionar-se bem com outras pessoas e pensar marketing. Partindo desses requisitos básicos, segundo o palestrante, existe um leque de atividades que podem ser trabalhadas para se fazer marketing: promoção, comunicação, produção intelectual, presença na mídia, planejamento, desenvolvimento de relacionamentos e de negócios.

“Publicar artigos é uma das formas mais representativas de divulgação profissional e a escolha do veículo é fundamental para o seu sucesso”, ressaltou. “Não adianta publicar no próprio site. Tem de buscar veículos de terceiros”, avisou. A publicação de livros também é muito relevante, mas demanda mais tempo e dedicação. Marco Antonio disse ainda que falar em público agrega credibilidade. “O advogado deve ser proativo e buscar oportunidades para expor seu conhecimento, seja em palestras, pronunciamentos ou entrevistas”, pontuou ao dizer que o profissional deve cultivar a aproximação com a imprensa. Por fim, o palestrante ressalvou que criar e manter um blog é uma moderna forma de escrever e iniciar relacionamento com outras pessoas.


Fonte: Assessoria de Imprensa/Comunicação da OAB-GO (imprensa@oabgo.org.br).

Sobre o artigo

Veiculada no site:
  • OAB-GO [19/09/2008]

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