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Especialistas ensinam como advogar à distância

Gláucia Milício


Usar a internet apenas para estabelecer relacionamentos e fazer pesquisas é coisa do passado. A nova realidade é usá-la para advogar de qualquer lugar a qualquer momento. A nova tendência foi apontada pelo especialista no assunto Alexandre Atheniense, que participou nesta sexta-feira (9/10) do workshop A Nova Advocacia. O evento foi promovido pela Consultor Jurídico em parceria com a Faap.

O workshop reuniu um time de peso para mostrar aos advogados que a tecnologia, quando bem explorada, vira sinônimo de tempo e dinheiro. O advogado já pode carregar o seu escritório no bolso junto com seu smartphone. Atheniense deu dicas de como o operador do Direito pode organizar sua caixa de e-mail para otimizar os trabalhos. Ele apontou recursos do Gmail. Entre as dicas, está o uso diário do Google Agenda, que concentra todas as informações num único lugar sem nenhuma despesa.

Alexandre Atheniense conta que registra pauta de suas aulas neste calendário, cadastra suas palestras e ainda compartilha essas informações em seu blog. “A Advocacia é interativa. Todo mundo do escritório escreve o que esta fazendo no momento. A informação é compartilhada automaticamente por todos, com custo zero.”

O Google Alerts também pode ajudar os advogados, segundo ele. É só cadastrar uma palavra chave de interesse para que esse advogado se mantenha informado de tudo que foi publicado sobre o tema. Outra dica,para se manter antenado com as novas teses está no uso do portal Webjur, que é um informador jurídico dos mais modernos atualmente no Brasil. Ainda segundo o especialista, o kit de sobrevivência hoje do advogado é ter moldem de conexão à internet de pelo menos duas operadoras. “A banda larga é a coisa mais importante hoje, pois sem ela não se trabalha com conforto. É como faltar saneamento básico numa cidade.”

Para demonstrar os benefícios de se ter uma boa conexão, Atheniense fez a revisão online de uma peça de seu escritório e ainda falou com o colega de trabalho no Skype. Ou seja, distância geográfica não é mais desculpa para os problemas pendentes.


Dicas de sucesso

“Marketing jurídico bem sucedido é uma questão de hábito e foco. Não adianta empurrar ao cliente o que se tem. É preciso vender o que ele quer”, disse o admiinstrador Marco Antonio Gonçalves.

“Qualidade hoje não é diferencial para nenhum escritório. Para competir, é preciso ter instrumentos a mais. As técnicas de administração devem e podem ser aplicadas nos escritórios, além disso estratégia é saber dizer não a serviços que vão tirar o escritório do seu foco”, afirmou Anna Luiza Boranga, especialista em administração de escritórios. Ela falou de gerenciamento, organização, administração, honorários e rentabilização de escritórios.

“O Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) já é uma tendência da Advocacia”, contou Omar Kaminski. Ele deu dicas de como inscrever o escritório no mapa múndi da internet, domínios, registros e direito autoral.

“O Google é uma grande referência de busca na internet. Hoje é ele quem faz o melhor trabalho e não adianta brigar contra ele”, observou José Roberto de Toledo, coordenador de Pesquisa da Associação dos Jornalistas Investigativos, que ensinou aos advogados como levantar informações estratégicas e classificadas na rede.

Sobre o artigo

Veiculada no site:
  • Consultor Jurídico [10/10/2009]

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