Marco Antonio P. Gonçalves   English »
Foto
Biblioteca


Apresentações

       Lista completa de apresentações realizadas »

  • Ações de marketing dos escritórios e seus resultados junto a clientes atuais e potenciais [Ago/2008]
    Apresentação voltada para o debate entre os participantes (representantes de escritórios e de empresas) em torno das ações de marketing jurídico que efetivamente trazem resultados concretos, com ênfase nos resultados desejados pelos clientes.

  • O admirável e inevitável mundo novo da advocacia empresarial [Fev/2009]
    Um panorama das principais forças de mercado que estão convergindo rapidamente para transformar por completo e em definitivo a advocacia empresarial, com dicas e sugestões para que advogados e escritórios possam ser bem-sucedidos.

  • Brazilian study on the relationship between legal departments and law firms [Jun/2010]
    Palestra objetiva com os principais resultados do pioneiro estudo realizado no Brasil sobre o relacionamento entre departamentos jurídicos de empresas e escritórios de advocacia.

  • Business Intelligence como aliado do marketing jurídico e do desenvolvimento de negócios [Out/2015]
    Uma introdução ao conceito (e ferramenta) de "business intelligence", de uso consagrado no universo empresarial, e sua aplicação ao universo jurídico com ênfase em iniciativas de marketing e desenvolvimento de negócios.

  • Casos & Cases de Marketing Jurídico [Dez/2010]
    Aula objetiva que encerrou o curso trazendo uma compilação de idéias e dicas práticas e úteis sob a forma de casos reais envolvendo a aplicação de estratégicas de marketing jurídico, além de conceitos e considerações relevantes.

  • Comunicação visual com o cliente [Nov/2009]
    Aula objetiva com ênfase nos materiais impressos e digitais que advogados e escritório usam para estabelecer e manter comunicação regular com clientes, potenciais clientes e o mercado em geral. Ênfase em relatórios, brochuras (folders) e site internet.

  • Comunicação visual e pesquisa com clientes [Jun/2010]
    Aula objetiva sobre dois temas bastante distintos na arena do marketing de escritório: comunicação visual, tradicionalmente trabalhada pelos escritórios; e pesquisa com clientes, tema atual e altamente relevante, mas pouco considerado pelos escritórios.

  • Desafios e oportunidades do marketing jurídico no Brasil [Set/2012]
    Uma rápida apresentação destacando alguns dos principais desafios encontrados nos escritórios brasileiros, mas também apontando duas grandes oportunidades, em geral ignoradas: planejamento e inteligência de negócios.

  • Desenvolvimento de novos negócios na advocacia [Out/2008]
    Idéias práticas para aplicação em uma etapa do processo de desenvolvimento de negócios que geralmente é ignorada pelos escritórios. Ênfase na importância do uso de sistemas para um melhor conhecimento do negócio e sua tradução em resultados práticos.

  • Desenvolvimento de novos negócios: Advocacia com foco no cliente [Ago/2007]
    Apresentação sobre como desenvolver novos negócios com os clientes atuais e potenciais com base na geração de inteligência e identificação de perfis ideais de cliente, áreas/serviços mais demandados e indústrias representativas, dentre outras informações.

  • Desenvolvimento de relacionamentos e novos negócios na advocacia empresarial [Abr/2008]
    Curso apresentando como o marketing jurídico funciona e como é possível transformá-lo em um investimento de alto retorno, através do desenvolvimento de relacionamentos e novos negócios com clientes, clientes inativos e clientes potenciais.

  • Espelhamento empresarial e outras idéias [Mar/2009]
    Palestra "relâmpago" apresentando um apanhado de idéias trabalhadas pelo palestrante junto aos advogados que atuam com Direito Empresarial, mas amplamente aplicáveis a qualquer negócio.

  • O estado do marketing jurídico: Brasil & México [Out/2011]
    Apresentação dos principais resultados do estudo de mercado lançado em 2011, sobre marketing jurídico no Brasil e México, com ênfase apenas nos resultados para o mercado jurídico brasileiro.

  • Estratégias de presença na internet [Mai/2007]
    Aula objetiva apresentando um amplo panorama do principais recursos de comunicação baseados na internet que podem e devem integrar o arsenal de marketing empregado por um moderno escritório para interagir com seus clientes e o mercado.

  • Gestão profissional nos escritórios de advocacia [Ago/2012]
    Panorama geral das principais ferramentas de gestão de empresas e os conceitos de estratégia e marketing aplicados à realidade de escritórios de advocacia.

  • Gestão profissional nos escritórios de advocacia: Gestão e marketing para advogados em início de carreira [Nov/2012]
    Panorama geral das principais ferramentas de gestão de empresas, abrangendo conceitos de estratégia e marketing, aplicados à realidade de escritórios de advocacia, em especial escritórios de jovens advogados em início de carreira.

  • Informação e trabalho integrado - Diferenciais na geração de novos negócios [Fev/2013]
    Todos querem gerar novos negócios, mas normalmente esquecem de dois aspectos fundamentais. Um deles é a informação, a inteligência necessária para conhecer o escritório e o mercado e definir e definir focos de prospecção (...)

  • Marketing e tendências para advogados [Out/2008]
    Um panorama objetivo sobre o marketing aplicado ao mercado jurídico, com ênfase nos principais temas de interesse para advogados de escritórios de advocacia empresarial.

  • Marketing jurídico como diferencial competitivo de mercado [Nov/2008]
    Panorama objetivo sobre o marketing jurídico, com ênfase na realização de ações mais estratégicas e no desenvolvimento contínuo de relacionamentos e novos negócios.

  • Marketing jurídico como diferencial de carreira [Set/2008]
    Um panorama dos aspectos mais importantes do marketing jurídico, tendo como foco os advogados autônomos e os advogados que atuam em sociedades de advogados de qualquer porte.

  • Marketing jurídico de baixo custo e alto impacto [Jul/2010]
    Aula objetiva trazendo várias idéias e dicas práticas de como desenvolver ações de marketing que podem trazer retorno concreto para o advogado e/ou seu escritório, mesmo que as condições financeiras não sejam as melhores.

  • Marketing jurídico digital [Jul/2010]
    Aula objetiva apresentando os principais recursos de comunicação baseados na internet, que podem e devem integrar o arsenal de marketing empregado por um moderno escritório para interagir com seus clientes e o mercado.

  • Marketing jurídico digital como instrumento para uma maior integração com clientes, prospects e o mercado [Out/2008]
    Um panorama sobre o uso da internet como um importante recurso de comunicação e marketing para advogados e escritórios.

  • Marketing jurídico digital: Estratégias de presença na internet [Jun/2008]
    Aula objetiva apresentando um amplo panorama do principais recursos de comunicação baseados na internet, que incluem não só um site institucional, mas diversos outros recursos para interagir com clientes e o mercado.

  • Marketing jurídico e as novas mídias [Jul/2011]
    Um breve panorama sobre como aliar marketing jurídico às novas mídias, fazendo uso dos vários recursos disponíveis na internet. Apresentação de dicas práticas e estudos de casos reais.

  • Marketing jurídico estratégico: Identificação e priorização de clientes-chave [Jun/2009]
    Palestra com dicas práticas que podem ser adotadas para mapear a clientela e identificar os principais clientes a partir de informações financeiras, dentre outras fontes de informação, e ações que podem ser realizadas para priorizar tais clientes.

  • Marketing jurídico no Brasil: Uma visão crítica [Jun/2011]
    Apresentação dos principais resultados do recente estudo de mercado

  • Marketing jurídico: Como atrair novos clientes [Mar/2012]
    Aula objetiva sobre as principais ferramentas que advogados autônomos ou de escritórios de qualquer porte podem empregar na prospecção de novas oportunidades com clientes atuais e potenciais.

  • Marketing jurídico: O diferencial competitivo do futuro advogado [Ago/2007]
    Uma introdução ao marketing jurídico para futuros advogados, mostrando como a disciplina pode ser uma forte aliada em suas carreiras profissionais e um grande diferencial para atuar no mercado.

  • Marketing jurídico: Prospecção de novos clientes [Jul/2012]
    Aula objetiva sobre as principais ferramentas que advogados autônomos ou de escritórios de qualquer porte podem empregar na prospecção de novas oportunidades com clientes atuais e potenciais.

  • Marketing jurídico: Prospecção e relacionamento [Set/2011]
    Aula objetiva sobre as principais ferramentas que advogados autônomos ou de escritórios de qualquer porte podem empregar na prospecção de novas oportunidades e no desenvolvimento e manutenção de relacionamento com novos e antigos clientes.

  • Marketing jurídico: Tendências atuais nos EUA e na Europa [Mai/2007]
    Um panorama das principais tendências de marketing jurídico e desenvolvimento de negócios apresentadas e debatidas durante a 21ª conferência anual da Legal Marketing Association (LMA), realizada entre os dias 21 e 24 de março, em Atlanta, EUA.

  • Marketing of law firms [Dez/2012]
    Um panorama prático e interativo das estratégias de marketing aplicadas a escritórios de advocacia, com ênfase nas ações e ferramentas mais relevantes que podem ser empregadas por advogados e profissionais de marketing trabalhando juntos.

  • Marketing para advogados [Ago/2011]
    Um amplo panorama de marketing para advogados de escritórios e de empresas, com ênfase nas atuais dinâmicas de mercado e apresentação de estratégias que podem ser aplicadas à carreira profissional para que um advogado possa se destacar no mercado.

  • Marketing para advogados: Visão de marketing para escritórios de advocacia [Nov/2008]
    Aula sobre a importância do marketing para advogados, apresentando aspectos introdutórios da disciplina, sua motivação e aplicabilidade ao universo jurídico e, dentre outros, como fazer um uso mais estratégico que efetivamente traga retorno.

  • O novo cenário da advocacia empresarial [Abr/2011]
    Um panorama das principais forças que estão convergindo para transformar por completo e em definitivo a advocacia empresarial, com sugestões ao final para que os escritórios possam triunfar no admirável e inevitável mundo novo da advocacia empresarial.

  • O novo mundo da advocacia empresarial [Mai/2009]
    Um panorama das principais forças que estão convergindo rapidamente para transformar por completo e em definitivo a advocacia empresarial, com sugestões ao final para que os escritórios possam triunfar no admirável e inevitável mundo novo da advocacia.

  • Oportunidades e desafios do marketing jurídico no Brasil [Fev/2008]
    Um panorama crítico e objetivo dos resultados do primeiro estudo sobre marketing jurídico conduzido na América Latina, com ênfase nos resultados obtidos para os escritórios brasileiros que participaram do estudo.

  • Oportunidades e desafios do marketing jurídico no Brasil (Porto Alegre) [Nov/2007]
    Um panorama comentado dos resultados do primeiro estudo sobre marketing jurídico conduzido na América Latina, que abrangeu escritórios de advocacia das sete maiores economias da região, com foco especial nos resultados do Brasil.

  • Overview of the Brazilian corporate legal market, An [Mar/2009]
    Apresentação sobre o mercado de advocacia empresarial brasileiro, com ênfase em diversas informações tais como: estatísticas gerais, rankings, faturamento, regulamentação, impacto da crise econômica iniciada em 2008 e aspectos de administração legal.

  • Pesquisa de mercado, posicionamento e ações para "feedback" [Nov/2009]
    Aula objetiva sobre três temas altamente relevantes para o marketing de escritórios, mas que não são devidamente considerados: pesquisas de mercado, posicionamento e ações de "feedback".

  • Planejamento estratégico na Advocacia + Workshop [Set/2012]
    Panorama objetivo sobre planejamento estratégico aplicado à advocacia, com ênfase em marketing, acompanhado de workshop prático para desenvolvimento de versão preliminar de plano estratégico.

  • Relacionamento e novos negócios [Fev/2015]
    Um roteiro objetivo com sugestões de diferentes ações de base que podem ser desempenhadas por advogados e escritórios, independente de porte, para gerar maior familiarização de suas atividades junto ao mercado e, idealmente, novos negócios.

  • Relacionamento entre departamentos jurídicos e escritórios de advocacia [Mar/2011]
    Apresentação objetiva de resultados selecionados do pioneiro estudo de mercado lançado em 2010, sobre o relacionamento entre departamentos jurídicos e escritórios de advocacia no Brasil.

  • Relevância e abrangência do marketing jurídico [Jun/2012]
    Um misto de apresentação e debate com ênfase em questões relevantes selecionadas a partir do amplo universo do marketing jurídico. Para cada tópico são apresentados resultados de estudo pioneiro, comentários críticos e sugestões práticas.

  • Roteiro estratégico de marketing jurídico [Fev/2014]
    Um roteiro objetivo com sugestões de ações de marketing que podem ser desempenhadas por advogados e escritórios, independente de porte, para gerar maior familiarização de suas atividades junto ao mercado.

  • Roteiro estratégico para novos negócios [Nov/2014]
    Um roteiro objetivo com sugestões de diferentes ações de base que podem ser desempenhadas por advogados e escritórios, independente de porte, para gerar maior familiarização de suas atividades junto ao mercado e, idealmente, novos negócios.

  • Visão de marketing para escritórios de advocacia [Out/2009]
    Aula objetiva sobre a importância do marketing para advogados, apresentando um panorama que vai do conceito tradicional do marketing de produtos e serviços, passando pelo marketing de serviços profissionais.


Apresentações com Áudio


Artigos

       Marketing na Advocacia - Coletânea de artigos disponível para download »


Estudos de Mercado


marketingLEGAL


Presença na Mídia
Download


O perfil profissional de Marco Antonio P. Gonçalves também está disponível para download em formato PDF, bem como uma lista de projetos representativos desenvolvidos ao longo dos anos, incluindo projetos nas áreas de consultoria e treinamento.

Perfil Profissional      Projetos Representativos

Perfil
Projetos
Biblioteca
Biblioteca Facebook LinkedIn Twitter RSS


Novidades por e-mail

Assine o feed RSS ou informe seu e-mail para receber as novidades:



Compartilhe



Em destaque

Estudo brasileiro sobre o relacionamento entre departamentos jurídicos e escritórios de advocacia


Facebook






Artigos

Marketing jurídico, o que isso tem a ver com o meu escritório?

Blog jurídico: uma poderosa ferramenta de negócios

Desenvolvimento de negócios: advocacia com foco no cliente

Looking at the Annual Conference through international eyes

Legal Marketing Around the Globe: Focus on Latin America

The Brave New Brazil


Estudos de mercado

O Estado do Marketing Jurídico: Brasil & México

Estudo brasileiro sobre o relacionamento entre departamentos jurídicos e escritórios de advocacia

O Estado do Marketing Jurídico na América Latina


Presença na mídia

Pesquisa avalia marketing na advocacia

Marketing nos escritórios: falta de informação ainda reina

Marketing legal en América Latina - Bienvenido seas

Departamento jurídico ganha importância nas empresas

Tamanho não é documento

Study shows ascendancy of Brazilian in-house counsel
© 2007-2017 Marco Antonio P. Gonçalves. Todos os direitos reservados.