Estudo de mercado   « Voltar

O estado do marketing jurídico: Brasil & México

Alessandra Machado & Marco Antonio P. Gonçalves


O estudo completo em português (52 páginas), patrocinado pela LexisNexis Martindale-Hubbell , foi lançado em abril de 2011 e encontra-se disponível para download em formato PDF:

PDF Visualizar/baixar (5316 kb)


Apresentação

Sob os holofotes dos escritórios de advocacia ao redor do mundo há bastante tempo, pelo menos há mais de vinte anos em países como Estados Unidos e Reino Unido, o marketing é um tema que traduz mudança e, conseqüentemente, desperta as mais diferentes opiniões entre os advogados. Apesar de mais recente, e também do conservadorismo característico da profssão na região, o marketing também tem se desenvolvido rapidamente na América Latina, em escritórios de países como México e, principalmente, Brasil.

No segundo semestre de 2007, tivemos a oportunidade de participar do desenvolvimento do estudo “O Estado do Marketing Jurídico na América Latina”, o primeiro do gênero a ser realizado na região, viabilizado em parceria com a Legal Marketing Association, associação internacional de marketing jurídico, e a Dra. Silvia Hodges, especialista em marketing jurídico internacional. Pioneiro, o estudo abrangeu escritórios de advocacia das sete maiores economias da região e apresentou o primeiro panorama sobre o marketing jurídico na América Latina.

O presente estudo, sob certos aspectos, pode ser entendido como uma continuação ampliada do anterior, pois traz novidades, em especial o seu foco exclusivo nos escritórios de advocacia empresarial do Brasil e do México. Tomamos essa decisão, pois ambos os países congregam, respectivamente, o maior PIB e população da região e, acima de tudo, os maiores e mais desenvolvidos mercados jurídicos.

Viabilizado através de uma parceria com a LexisNexis Martindale-Hubbell, uma das mais completas e conhecidas fontes mundiais de informações sobre advogados e escritórios de advocacia, o estudo dá seqüência à nossa bem-sucedida parceria que, em abril de 2010, lançou o “Estudo brasileiro sobre o relacionamento entre departamentos jurídicos e escritórios de advocacia”. Compartilhando de nosso entusiasmo, contamos também com o apoio da HernándezRomano Consultores, a principal consultoria do México especializada em gestão de serviços profssionais.

Consideramos o presente estudo um material de valor inestimável para escritórios de advocacia brasileiros e mexicanos, bem como para escritórios de outros países da América Latina, pois apresenta inúmeras informações relevantes a serem devidamente consideradas no planejamento de suas atuais e futuras estratégias de marketing.

Por fim, somos imensamente gratos aos representantes de mais de 130 escritórios de advocacia no Brasil e no México, que participaram voluntariamente do presente estudo, tornando-o uma realidade.

Obrigado!

Alessandra Machado Gonçalves
Sócia-Executiva, Gonçalves & Gonçalves Marketing Jurídico

Marco Antonio P. Gonçalves
Administrador especializado em marketing jurídico

Compartilhe



Em destaque



© 2007-2017. Todos os direitos reservados.