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Estudo brasileiro sobre o relacionamento entre departamentos jurídicos e escritórios de advocacia

Alessandra Machado & Marco Antonio P. Gonçalves


O estudo completo em português (32 páginas), patrocinado pela LexisNexis Martindale-Hubbell , foi lançado em maio de 2010 e encontra-se disponível para download em formato PDF:

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Apresentação

O relacionamento entre departamentos jurídicos e escritórios de advocacia é um tema de grande relevância que é debatido regularmente em diversos mercados, em especial o norte-americano e o europeu, marcando presença em eventos, reportagens, artigos e estudos. No Brasil, o tema é igualmente debatido em diferentes meios, mas sempre careceu de um estudo dedicado que descrevesse essa realidade sob o ponto de vista das empresas que atuam no país.

Sempre nos perguntamos quando um estudo sobre um tema tão relevante e atual seria realizado no Brasil e, deixando para trás uma espera passiva por respostas que nunca vieram, decidimos concretizar a idéia, idealmente em colaboração com parceiros que nela acreditassem. Foi com grande satisfação, portanto, que iniciamos em agosto de 2009 a jornada que culminou com o presente estudo, o primeiro do gênero realizado no país sobre o estágio atual do relacionamento entre departamentos jurídicos e escritórios de advocacia.

O estudo foi viabilizado através de uma parceria com a LexisNexis Martindale-Hubbell, uma das mais completas e conhecidas fontes mundiais de informações sobre advogados e escritórios de advocacia, além de responsável por vários estudos semelhantes realizados em outras jurisdições.

Compartilhando do pioneirismo do estudo, contamos também com o indispensável apoio do Fórum de Departamentos Jurídicos (FDJUR), a primeira associação brasileira que reúne profissionais de departamentos jurídicos de empresas nacionais e multinacionais.

Acima de tudo, o presente estudo é resultado da participação voluntária de representantes de departamentos jurídicos de mais de cem empresas nacionais e estrangeiras, aos quais somos imensamente gratos.

Consideramos o pioneiro estudo um material de valor inestimável para empresas e seus departamentos jurídicos, que certamente permitirá avançar e aprofundar os debates sobre o tema no país. Escritórios de advocacia também se beneficiarão, pois terão acesso a informações valiosas para o desenvolvimento de melhores relacionamentos com seus clientes.


Alessandra Machado Gonçalves
Sócia-Executiva, Gonçalves & Gonçalves Marketing Jurídico

Marco Antonio P. Gonçalves
Administrador especializado em estratégias de marketing e desenvolvimento de negócios para escritórios de advocacia

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