O estado do marketing jurídico: Brasil & México
Marco Antonio P. Gonçalves
Palestra apresentada durante evento promovido pela LexisNexis Martindale-Hubbell no dia 5 de outubro de 2011, em São Paulo (SP).
Sobre a apresentação
Apresentação dos principais resultados do estudo de mercado lançado em 2011, sobre marketing jurídico no Brasil e México, com ênfase apenas nos resultados para o mercado jurídico brasileiro.
Principais temas abordados:
- Porte e perfil dos escritórios participantes
- Cargo dos representantes dos escritórios participantes
- Profissionais de marketing em tempo integral
- Departamentos formais de marketing
- Planos formais de marketing
- Controle e mensuração dos objetivos estabelecidos
- Orçamentos formais de marketing
- Representatividade do orçamento de marketing no faturamento
- Tomada de decisão com relação ao orçamento de marketing
- Terceirização de atividades de marketing
- Atividades de marketing regularmente terceirizadas
- Percepção dos advogados com relação ao marketing
- Participação dos advogados nas atividades de marketing
- Impacto da participação dos advogados na avaliação e no salário
- Principais fontes de informação e aprendizado
- Eficácia das táticas e ferramentas de marketing de "mão única" e de "mão dupla"
- Percepção sobre critério de contratação mais importante segundo o cliente
Slides apresentados
A apresentação completa (32 slides) encontra-se disponível para download em formato PDF:
Visualizar/baixar (2,63 mb)