Profissional especializada em comunicação, desenvolvimento de estratégias de marketing e desenvolvimento de negócios com mais de 13 anos de experiência em diferentes setores do mercado, com ênfase no setor jurídico.
Atualmente desenvolve projetos de consultoria para escritórios de advocacia empresarial, bem como projetos de coaching executivo, de carreira e de vida. É coach formada pelo Integrated Coaching Institute (ICI) em programa certificado pela International Coaching Federation (ICF). Anteriormente foi gerente de marketing de um dos maiores escritórios de advocacia empresarial do país (2011-2012) e sócia da consultoria Gonçalves & Gonçalves Marketing Jurídico (2007-2011).
Co-autora da segunda edição de estudo sobre o estágio do marketing desenvolvido pelos escritórios de advocacia das principais economias da América Latina, patrocinado pela LexisNexis Martindale-Hubbell, divisão do grupo editorial Reed Elsevier, com mais de 130 escritórios respondentes do Brasil e do México.
Co-autora do primeiro estudo sobre o relacionamento entre departamentos jurídicos e escritórios de advocacia realizado no Brasil, patrocinado pela LexisNexis Martindale-Hubbell, divisão do grupo editorial Reed Elsevier, com mais de 112 respondentes de empresas brasileiras e estrangeiras que operam no país.
Coordenadora dos encontros Web Analytics Wednesday no Rio de Janeiro (2008-2009), edição carioca de um dos principais eventos mundiais voltados para aproximar profissionais do mercado de marketing digital.
Idealizadora do HotJava Cafe, um dos primeiros sites brasileiros voltados para o entretenimento online (1996-1997).
Relevância e abrangência do marketing jurídico[Jun/2012] Um misto de apresentação e debate com ênfase em questões relevantes selecionadas a partir do amplo universo do marketing jurídico. Para cada tópico são apresentados resultados de estudo pioneiro, comentários críticos e sugestões práticas.
The brave new Brazil[Jun/2010] Um amplo panorama das oportunidades existentes no mercado jurídico brasileiro em sua fase pós-crise, com destaque para resultados de estudo de mercado pioneiro sobre o relacionamento entre departamentos jurídicos e escritórios de advocacia.
Diez pasos para ser percibido por el mercado[Nov/2010] Versão em espanhol de artigo com dicas objetivas e úteis para advogados marcarem sua presença no concorrido mercado jurídico.
El estado de marketing jurídico: Brasil y Mexico[Abr/2011] Relatório completo em espanhol da segunda edição do estudo de mercado pioneiro sobre como os escritórios brasileiros e mexicanos desenvolvem atividades de marketing. Participaram mais de 130 escritórios.
O estado do marketing jurídico: Brasil & México[Abr/2011] Relatório completo em português da segunda edição do estudo de mercado pioneiro sobre como os escritórios brasileiros e mexicanos desenvolvem atividades de marketing. Participaram mais de 130 escritórios.
The state of legal marketing: Brazil & Mexico[Abr/2011] Relatório completo em inglês da segunda edição do estudo de mercado pioneiro sobre como os escritórios brasileiros e mexicanos desenvolvem atividades de marketing. Participaram mais de 130 escritórios.
Departamento jurídico ganha importância nas empresas[Abr/2010] Reportagem exclusiva apresentando os primeiros resultados do pioneiro estudo sobre relacionamento entre departamentos jurídicos e escritórios de advocacia no Brasil.
Empresas de seleção apontam aumento na demanda[Nov/2010] Reportagem mostrando como a profissionalização de escritórios e departamentos jurídicos aumentou o trabalho dos caça talentos, que revelam o perfil dos advogados mais procurados no mercado.
Empresas procuram qualidade no trabalho dos escritórios[Out/2010] Reportagem objetiva sobre alguns dos principais temas abordados em debate promovido pelo Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA) sobre o relacionamento entre departamentos jurídicos e escritórios de advocacia.
Marketing dribla restrições[Abr/2011] Matéria sobre a segunda edição da pesquisa sobre marketing jurídico na América Latina, com várias dicas de um de seus co-autores.
Marketing é realidade em 37% dos escritórios brasileiros[Mai/2011] Matéria trazendo os principais resultados da segunda edição da pesquisa sobre marketing jurídico na América Latina, com ênfase nos escritórios brasileiros e mexicanos.
Marketing strategies in Brazil[Nov/2013] Entrevista com a consultora Alessandra Machado Gonçalves, abordando aspectos de marketing jurídico no mercado brasileiro.
Rethinking client relations[Nov/2010] Artigo de opinião escrito pela consultora norte-americana Janet Stanton, com destaque para resultados do primeiro estudo sobre relacionamento entre departamentos jurídicos e escritórios de advocacia realizado no Brasil.
Study shows ascendancy of Brazilian in-house counsel[Jul/2010] Reportagem sobre a crescente ascensão e autonomia dos departamentos jurídicos, dentre outros destaques do primeiro estudo realizado no país sobre o tema.
Study suggests Brazilian companies prefer smaller firms[Abr/2010] Nota destacando um dos resultados específicos do pioneiro estudo de mercado sobre o relacionamento entre departamentos jurídicos e escritórios de advocacia.
Tamanho não é documento[Abr/2010] Reportagem detalhada sobre os resultados obtidos no primeiro estudo sobre relacionamento entre departamentos jurídicos e escritórios de advocacia realizado no Brasil.